04 agosto 2011

Sest Senat lança programa para ampliar formação de novos motoristas

Cursos pretendem capacitar 66,9 mil condutores de caminhão, carreta e ônibus por ano para suprir a carência do mercado.
Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (2) o Programa de Formação de Novos Motoristas para o Mercado de Trabalho do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Os cursos serão abertos nas unidades da instituição em todo o Brasil e têm como objetivo a qualificação de profissionais habilitados nas categorias C, D e E como condutores de caminhão, carreta e ônibus.
As turmas serão montadas ao longo do semestre, de acordo com o calendário das unidades Sest Senat e a demanda de cada região. Criado para suprir a carência de mão de obra qualificada no transporte rodoviário de carga e de passageiros, o programa tem como meta formar 66,9 mil profissionais por ano.

Estimativas feitas pelo próprio mercado apontam para a existência de 100 mil vagas abertas para motorista de caminhão e ônibus, em todo o Brasil. Em razão disso, serão montadas turmas voltadas para a comunidade e para as empresas de transporte de carga e de passageiros. A iniciativa já conta com a parceria de 200 transportadores, que devem colaborar na formação de mão de obra com a cessão de veículos para as aulas práticas dos cursos.

A qualificação será feita em 160 horas-aula, divididas em módulos básico, intermediário, especializado e prático, com foco em tecnologia, condução econômica e legislação. Para os motoristas de transporte de carga, o módulo de especialização vai variar de acordo com o tipo de produto a ser transportado.

Carga viva, cana-de-açúcar, grãos, mudanças, frutas, verduras e hortaliças, veículos, lixo urbano e transporte de valores terão carga-horária de 20 horas. Produtos farmacêuticos e carga frigorificada serão ministrados em 40 horas, enquanto produtos perigosos e cargas indivisíveis terão duração de 50 horas-aula.

No segmento de transporte de passageiros, serão oferecidos cursos para motorista de ônibus urbano, rodoviário e de turismo.